Pele jovem, sem rugas ou linhas de expressão que ficam mais evidentes com o tempo são alguns dos benefícios proporcionados pelo peeling químico, um procedimento antigo, conhecido por muitos e ainda extremamente eficaz.
O termo peeling vem do verbo inglês “to peel”, isto é, descamar, descascar. E é isso que o procedimento de peeling químico faz: descama a pele de forma segura, renovando as células e estimulando o aumento da produção de colágeno.
Mas saiba que a descamação evidente não é obrigatória, podendo ser até microscópica e imperceptível, a depender do tipo de ácido utilizado.
O peeling químico é indicado para homens e mulheres, de quase todos os tipos de pele. Pacientes com pele muito sensível, microvasos ou rosáceas podem ter sua condição piorada dependendo do ácido adotado. Ainda assim, é possível realizar o procedimento com a avaliação profissional e a escolha de um químico leve e superficial.
Principais indicações do peeling químico
– Tratamento de manchas na pele;
– Acnes e cicatrizes causadas por elas;
– Rejuvenescimento;
– Diminuição da flacidez das pálpebras.
Como funciona o procedimento?
Após a avaliação profissional, substâncias ácidas são aplicadas na pele, diretamente na região indicada. Por se tratar da aplicação de um ácido, é fundamental que o procedimento seja realizado por uma profissional capacitada e experiente, caso da Lia Caldas, que poderá orientar quanto ao melhor produto e o home care após a aplicação.
A profissional também é essencial para determinar a profundidade do peeling e o ácido a ser usado, que pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo do grau das manchas ou cicatrizes. É muito importante o preparo da pele dias antes do procedimento, para auxiliar na cicatrização e permitir a penetração mais homogênea do ácido usado no peeling.
Em geral, recomendam-se de 4 a 6 sessões, preferencialmente durante o inverno (devido à exposição solar que deve ser evitada), com intervalos estabelecidos de acordo com o ácido utilizado. Os resultados podem ser vistos logo na primeira sessão. Peelings químicos mais profundos podem demorar até 15 dias para recompor a pele.
Os cuidados e o uso de cosméticos manipulados indicados e personalizados pós-procedimento contribuem para os resultados, pois garantem a hidratação, a proteção, a cicatrização e previnem o aparecimento de impurezas na pele. Não se deve remover as casquinhas formadas após a aplicação do peeling.
Segurança e belos resultados com o peeling químico.